Significação e sentimento

       Poesia, conto, crônica, romance, são assuntos relacionados a significação, sem dúvida.
       Mas também, e em grande parte, a sentimentos.
       O amor que sinto pelos livros, deve-se muito aos sentimentos que eles despertam em mim antes-durante-depois da leitura. Sem essas emoções, talvez eu continuasse gostando de ler, mas duvido.
       As palavras fazem com que sintamos tristeza, alegria, conforto, tesão, ódio. É esse poder, que transcende a estética e o esforço do autor, que me deixa desconcertado.
       O aprendizado que tiramos da leitura é como um bônus para mim. É como os acessórios que vêm de presente quando compramos aquele carro tão desejado. Mas o "carro", este é feito de emoção, prazer, encantamento. É c om isso que sonho quando abro um livro, é isso que espero encontrar em suas páginas.
Por vezes não me lembro do nome de algum personagem de um livro que li. Mas muitas vezes me lembro da emoção que aquela leitura me proporcionou. Pura magia, uma experiência que fala alto ao espírito, e portanto, metafísica.

MC, 7/07/2008


Comentários

Postagens mais visitadas