No tempo das diligências

Kid Tiro-Certo terminou de azeitar a garrucha, colocou o velho colt no coldre e ajeitou o chapéu na cabeça. Olhou para o colega Jack Sete-Esporas.
_ Tudo pronto?_ perguntou apreensivo.
_ Tudo pronto, chefe. Fique tranquilo que o comboio vai chegar ao destino!
A firmeza do subalterno não acalmou Kid. A situação estava tensa há três dias, desde o início da greve no transporte público. Houve notícias de passageiros forçados a abandonar os ônibus no meio do trajeto, motoristas dispostos a trabalhar espancados por agressores misteriosos. As autoridades não encontraram outra alternativa, senão formar comboios de ônibus escoltados por viaturas da Guarda Municipal.
Giroflex ligado, armas em punho, lá se vão os homens encarregados de garantir o direito dos cidadãos. O ônibus abarrotado de passageiros segue entre duas viaturas. Simone observa a tudo incrédula. Feliz por finalmente conseguir uma condução para o trabalho, embora assustada com a possibilidade de ser agredida, como ouviu dizer que já aconteceu com alguns passageiros. Mas, acima de tudo, surpresa com o aparato policial que a cerca. Em outras circunstâncias, ficaria até lisonjeada com tanta atenção.
O ônibus vai deixando os passageiros pelo caminho. Um homem tira foto do comboio com o celular para guardar de lembrança.
_ Ninguém vai acreditar que fui escoltado pela polícia para ir ao trabalho, comenta.
O veículo chega ao fim da linha sem incidentes, para alívio de Simone, que desce rapidamente e toma o rumo da loja onde trabalha. Antes de entrar no prédio, ainda consegue ouvir o rádio da viatura alertando os caubóis modernos:
_ Há confronto entre grevistas e passageiros no terminal central.
_ Vamos para lá, Jack!
_ É para já, Kid.
A viatura abre a sirene e canta pneus no asfalto. Segue em alta velocidade, na direção do sol que se levanta para mais um dia na cidade. Cena digna de Faroeste, se fosse um cavalo no lugar do carro…
(Esse é de maio de 2009. Inspirado na cobertura da greve no transporte público de Campinas, feita pela EPTV. Ilustração de Marcos Correia)

Comentários

Postagens mais visitadas