Alumbramento

_ Pai, o que é alumbramento?
O menino mal entrou na cozinha e fuzilou com a pergunta. O pai manteve o copo d'água suspenso a meio caminho da boca aberta. Olhou para o filho com ar irritado; não queria admitir a própria ignorância sobre o assunto.
_ Onde foi que você ouviu essa palavra, menino?
_ Ali na calçada, na frente de casa. Um homem viu uma loira passando e disse: "mas isso é um alumbramento".
_ Ora, o significado da palavra está claríssimo. Mas você é muito novo para saber dessas coisas.
_ Sou não, pai, já tenho sete anos.
_ Não teima, moleque. Quando você tiver uns quatorze e começar a se interessar pelas meninas, então vai entender a palavra... "alopramento", "arrombamento"... como é mesmo?
_ Alumbramento!
_ Sim, claro, isso mesmo.
_ Mas, pai, eu não aguento esperar tanto para saber.
O homem ouviu a teima do filho por longos minutos e se entregou. Resolveu explicar o que presumiu ser o sentido daquele estranho termo, "senão o pivete acaba aprendendo na rua, pedindo esclarecimento para algum amiguinho mais velho, mais malandro nessas coisas do sexo oposto".
_ Meu filho, tudo começou há muitos e muitos anos. Deus fez o homem e botou no paraíso. Ele se chamava Adão e era o dono de tudo que existia naquele lugar. Mas não era feliz. Era sozinho. Adão reclamou com Deus que todos os bichos tinham companheiras. O galo e a galinha, o boi e a vaca, o rato e a "rata", o tamanduá e... a mulher dele. Pediu uma companheira também. Deus fez Adão dormir, tirou uma costela dele e fabricou a mulher. Ela se chamava Eva. Está me acompanhando? _ perguntou o pai.
_ Hum... _ fez o menino, tentando imaginar o que aquela história toda tinha a ver com "alumbramento".
_ Um dia uma serpente fez a cabeça da Eva para ela pegar a fruta da árvore da ciência - a única árvore proibida do Paraíso. Eva caiu na conversa da cobra, pegou o fruto, comeu e, não satisfeita, ofereceu para Adão também. Cheia de charme. Adão, cabeça fraca, não resistiu muito tempo. Acabou experimentando.
"Quando comeram o fruto foi como se o mundo se revelasse para eles. Adão olhou para Eva como um esfomeado que encontra uma feijoada completa".
_ Adão quis comer a Eva, pai?
_ Mais ou menos… não interrompa, que a história já está acabando. Eva também olhou para Adão com o mesmo interesse. Eles descobriram para que servia aquela coisa pendurada no meio das pernas que Adão escondia com uma folha de parreira…
_ Que coisa, pai?
_ … Adão finalmente percebeu que Eva era um "alumbramento", uma mulher bonita.
_ Então alumbramento é uma mulher bonita?
_ Está claro que sim.
_ E o que aconteceu depois?
_ Bem, Deus não ficou contente com a desobediência dos dois. Expulsou o casal do Paraíso. Mas graças a esse castigo, nós estamos aqui hoje.
_ Como assim?
_ Fora do Paraíso, Adão e Eva tiveram filhos que tiveram outros filhos, e assim por diante, até formar todas as pessoas que existem no mundo.
_ Que história legal!
_ Não é?


_ Pai, aproveitando que o senhor está tirando minhas dúvidas, tenho mais uma pergunta.

"Meu Deus, o que será que vem agora?",pensou o homem, assustado.


_ Como os bebês são feitos?


_ Ah, filho, essa é uma longa história. Existem umas aves muito trabalhadoras, chamadas cegonhas...

FIM MC, 12/5/2010


Comentários

Postagens mais visitadas