Ajuda
![]() |
Imagens feitas por I.A. |
Precisamos aprender a nos ajudar mutuamente. Sem julgamentos ou exigências, sem se preocupar se o ajudado "merece".
Se o critério for o merecimento, desconfio que ninguém sobrará na lista de "ajudáveis". Todos temos nossos defeitos, e a maior prova disso é que estamos neste mundo de expiação.
Também seria bom desencanar do "tamanho" da ajuda. "Ah, o que posso fazer é tão pouco que não faria a menor diferença". E diante dessa ideia, optamos por não fazer nada.
Acontece que faz, sim, diferença. Por menor que seja a ajuda. E não estou falando apenas de dinheiro, que nesse quesito são infinitamente mais numerosos os que precisam de ajuda do que os que podem ajudar. Mas um apoio, um abraço, uma atenção são como um copo d'água: não se nega a ninguém.
Poder ajudar não é um fardo, é uma bênção. Uma oportunidade de evoluir. Por essa linha de raciocínio, o ajudado na verdade ajuda quem o socorreu.
Ninguém se salva sozinho. Ou vamos todos juntos, ou não vai ninguém. Hoje você socorre alguém dedicando um pouco do seu tempo ou do seu carinho. Amanhã, pode ser que alguém te socorra na hora do aperto. E se não socorrer, consola saber que seus pontos foram contados quando se dedicou a um necessitado, e estão anotados no grande livro do progresso pessoal.
Comentários
Postar um comentário