Troca de pele



 É uma sensação única quando se percebe que aquele sujeito que você costumava ser não existe mais, e outro bem diferente lhe tomou o lugar.

Causa um certo estranhamento, é verdade… mas é muito bom.

Aquelas manias e chatices deixadas para trás… aquelas rabugices abandonadas… mesmo quando trocadas por outras! Pelo menos são rabugices novas, sem cheiro de mofo. 

Talvez a força dos músculos já não seja a mesma e a elasticidade da pele tenha desaparecido… Talvez os cabelos tenham sumido na mesma proporção em que a barriga se destacou. Ainda assim é bom conhecer essa nova pessoa que é você mesmo. 

Olhar-se no espelho e ver ali o reflexo das tolices superadas, da clareza de pensamentos conquistada, da noção de importância das coisas totalmente recalibrada pela experiência, pelo aprendizado com a grande professora: a vida. 

Nem todas as descobertas que fizeram de você o que é agora poderão ser compartilhadas. Na verdade, a maioria delas é como senha de banco: pessoal e intransferível. 

É seu maior tesouro, esse aprendizado que fez de você o que você é. Sua forma de lidar com as coisas,  suas atitudes, essas sim, podem ser lições. Mesmo que não seja esta a sua intenção ao fazer o que faz… Há sempre alguém observando. Talvez até aprendendo. 

À medida que as coisas que te angustiavam se transformavam em bobagens, você foi ficando mais sábio, mais tranquilo, mais feliz até - ou pelo menos, mais sensível aos momentos alegres que dão corpo a essa tal felicidade. 

Outras preocupações surgem no lugar das antigas, que esse não é um mundo perfeito. Mas ao notar que até suas encanações se tornaram mais administráveis apesar de terem motivos mais lógicos e verdadeiros, você descobre um novo poder. O de lidar com as coisas de um jeito menos desesperado, mais sóbrio, mais eficiente. Pode não conseguir resolver, mas não sofrerá tanto com isso.

Aquela pessoa que você era e que agora virou uma sombra na linha do tempo não poderá ver o que você se tornou. Mas você sentirá orgulho ao ver o que deixou de ser. Seu sentimento será de gratidão àquele cara deixado lá atrás. Foi o alicerce que permitiu a construção da fortaleza.

Mas nesse momento de satisfação pessoal, será preciso olhar para frente e tentar adivinhar quem estará lá adiante. Como será o "você" do futuro? Sentirá saudade do que é hoje ou desejará esquecer o mais rápido possível? 

A resposta depende do que você fizer de si mesmo, desde já. 


Comentários

  1. Nossa....texto forte...bonito. gostei. Te vejo assim mesmo hoje. Te amo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas