Extinção à vista?

 




O Homo sapiens é um sucesso evolutivo.

Superou todas as outras espécies para se afirmar no topo da cadeia alimentar do planeta. 

Neandertais, Homo erectus, Homo ergaster, Homo rudolfensis, nenhum deles foi páreo para nós. Sumiram todos. 

Animais mais fortes e ágeis não conseguem nos vencer.  

Reinamos absolutos.

Alguns acreditam que o único ser capaz de dar fim ao Homo sapiens é o próprio Homo sapiens. Seja pela destruição ambiental, seja num holocausto nuclear, ou seja na mais nova versão de apocalipse: a suplantação pela Inteligência Artificial, muito mais "inteligente" que a Natural. Ou seja, teríamos criado nosso próprio destruidor. 

Intelectuais e empresários do ramo da tecnologia estão realmente preocupados com isso e até assinaram uma carta propondo botar a pesquisa de IA na geladeira por seis meses. Seria uma medida eficiente ou apenas um adiamento do inevitável?

Se um dia a IA tornar a humanidade ultrapassada e obsoleta a ponto de tomar o controle do mundo e nos caçar como baratas, o erro não será da IA, transformada em monstro megalomaníaco de uma hora pra outra. Ela estaria apenas sendo lógica, cortando o supérfluo, "botando o lixo pra fora". 

O erro, mais uma vez, terá sido nosso, ao criar nosso próprio carrasco. Como quando acabamos com a natureza ou nos metemos em guerras irracionais. 

A pergunta que fica é: qual Armagedom chegará primeiro?

Seria uma boa política refrearmos todos os processos de aniquilação que colocamos em andamento, não apenas as pesquisas de IA - que sinceramente acho o menos perigoso de todos. Seria mais inteligente optarmos pela paz e promovermos o desarmamento nuclear; defendermos a natureza mudando nossos métodos de produção e nossos hábitos de consumo; seguir o caminho da lucidez. 

A guerra, a fome, o aquecimento global me parecem ameaças muito mais concretas do que um robô super inteligente com óculos escuros e uma escopeta na mão, dizendo "I'll be back" enquanto controla todos os computadores do planeta. 

Comentários

Postagens mais visitadas