Aprender ou "tirar nota"?



Renata Cafardo escreveu artigo no Estadão sobre IA, em que chama a atenção para o risco da nova ferramenta tirar dos alunos a capacidade de pensar, uma vez que dá respostas rapidamente. Ou seja, para que estudar se a IA me garante um dez?

Essa preocupação meio irracional em "tirar nota" é, a meu ver, a maior tragédia da Educação. Aprender? Secundário. Importante é um 10 na prova. 

Esse endeusamento da nota não surgiu do nada. Foi criado e alimentado pela própria escola, com raras e nobres exceções. 

O temor da IA tirar a capacidade de pensar tem fundamento. A escola também tem essa capacidade, com seus métodos ultrapassados e sua cultura da "decoreba". O mais importante, entender o processo que leva à resposta certa, fica relegado ao esquecimento. O foco passa a ser obter a resposta, ainda que seja simplesmente tirando de um robô, sem nenhum esforço. 

O risco para nossas mentes, eu creio, já estava aí muito antes da chegada da IA. Infelizmente.

Comentários

  1. O Chat GPT escreve absurdamente bem, mas o conteúdo não é confiável. Pedi para o robô escrever sobre a história do bairro Capivari, em Campos do Jordão..ficou lindo, informações que jamais tinha sabido..Pedi, então não GPT, que me passasse as fontes de pesquisa..ele me passou links corrompidos, inexistentes e que não levavam a lugar nenhum.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas