Pátria
A definição de pátria não é das mais simples, se pensarmos um pouco.
A resposta mais imediata à pergunta "o que é pátria?" seria "o lugar onde nascemos"... mas será só isso mesmo?
Para os refugiados, talvez a terra que os acolheu seja muito mais pátria do que o lugar onde nasceram, e de onde foram obrigados a fugir.
Acho que pátria é muito mais um sentimento do que um sítio geográfico, uma fronteira num mapa. Nada a ver com guerras e armas... isso é fruto de nossa loucura coletiva.
Pátria tem a ver com aconchego, pertencimento e afeto. Um lugar, sim, mas mais que isso também. É onde nos sentimos protegidos, onde estão aqueles que amamos, as coisas que apreciamos e os costumes culturais que herdamos.
A palavra anda bastante desgastada, mas a exemplo do que acontecem com as fake news que não são capazes de mudar a realidade, também esse desgaste não destrói o mais profundo significado de pátria - pelo menos pra mim.
Os partidarismos, extremismos e intolerâncias tentam se apropriar da pátria, reduzindo-a à manifestação de suas ideologias e convicções.
Mas isso só cola se a gente deixar.
Até porque, antes de sermos o povo "A" ou "B", somos todos humanos, e o planeta em que vivemos, nossa casa comum - nossa pátria extra-fronteiras.
Comentários
Postar um comentário